Anúncios

PROJETO OPERAÇÃO RESGATE FOI LANÇADO OFICIALMENTE ESTE MÊS EM MOÇAMBIQUE

acesse a página do projeto neste blog: http://www.alchimac.com/p/operacao-resgate.html

Desde o primeiro dia que cheguei em Moçambique, a questão da criança Africana me incomoda bastante. Todos estes anos me dediquei ao máximo em atender várias áreas da obra missionária, especialmente o aspecto social o qual é de extrema importância nestes países destruídos ao longo dos anos pela exploração colonial, guerras, escravidão, etc. Depois de muito orar creio que
Deus me mostrou uma forma simples e objetiva de sair do campo do planejamento, das duvidas, medos, in-certezas e inquietações e partir para uma ação efetiva contra a pobreza, a miséria, a desnutrição que atingem mais de 80% da população infantil neste continente. Ainda que contando apenas com um pequeno apoio e algumas promessas, iniciei este mês na cidade de Dondo, em Moçam-bique a primeira fase de um projeto ao qual estou chamando de OPERAÇÃO RESGATE, pois o objetivo é RESGATAR OS FILHOS DA ESPERANÇA, nome que dou aos milhões de crianças moçambicanas que vivem em condição de extrema pobreza. O projeto é simples e consiste basicamente nesta fase inicial em fornecer uma alimentação de qualidade para crianças na faixa dos 03 aos 10 anos de idade. Escolhi uma de nossas igrejas, selecionamos cerca de 60 crianças (as fotos de algumas poderás ver aqui mesmo), e o que mais me impressionou foi que nós medimos e pesamos cada uma delas e tomando por base a fórmula fornecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para se calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), ou seja, na relação peso/altura, qual o mínimo que um ser humano pode ter, que é de 18.5 a 25.0; verifiquei que 98% das crianças que foram selecionadas está muito abaixo do mínimo estabelecido por esse órgão internacional. Na verdade, das 60 crianças, somente duas apresentaram IMC acima de 18.5. Esta foi uma constatação terrível que apenas comprovou aquilo que venho afirmando ao longo destes 23 anos de trabalho missionário.
Essas crianças vão receber semanalmente 280g de cereal tipo “CornFlakes” (flocos de milho), pois a dose diária indicada pelo fabricante é de 40g; 150g de leite em pó de alta qualidade(importado da Holanda); e 100g de açúcar granulado tipo exportação, pois é o açúcar mais saudável que existe. Isso dá um total de 2.385kg de alimento seco por mês, e isso para cobrir justamente a refeição que a maioria delas nunca tem; a refeição matinal. Contratamos pessoas para fazerem a distribuição semanal assim como para fazerem o acompanhamento e verificarem se as crianças estão realmente sendo alimentadas, e isso vai ser feito com visitas nas casas, por amostragem na parte da manhã, e sempre antes das 8hs.
Para nos certificarmos que as crianças terão onde comer o alimento, compramos tigelas e colheres, e fizemos uma experiência juntamente com os pais e responsáveis pelo acompanhamento. Além disso, também adquirimos cerca de 360 pequenos vasilhames de plástico, para o cereal, o leite e o açúcar e assim a criança recebe a sua dose semanal já devidamente embalada e acondicionada em recipientes apropriados, que vão garantir a quantidade certa, a qualidade e principalmente preservar de contaminação. Ao lado disso teremos também a parte espiritual. Cada semana, o grupo vai estar reunido no salão da igreja e antes de receber o alimento material, receberão o alimento espiritual, sob a forma de cânticos, ensinos bíblicos, etc. Como creio que este projeto tem tudo para dar certo já estou preparando outra igreja, na cidade da Beira, para a partir de Janeiro/2012, se Deus assim o permitir iniciar outro grupo, Nas fotos a seguir, uma parte das crianças, alimentos, material, e o pessoal envolvido no projeto.

EU QUERO TE CONVIDAR A SER PARTE DESTE GRANDE DESAFIO, ME AJUDE A CUIDAR DESTAS CRIANÇAS E DAR A ELAS A CHANCE DE PODEREM SOBREVIVER.

Contribuições através da conta:
BANCO DO BRASIL   AG.4859-3   C/C 31627-X  em nome de ELIEL GOMES DA SILVA

Pr. Eliel Gomes da Silva

Fonte: S.O.S - AFRICA NEWS
Edição: 05 - Agosto/Setembro -2011


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário